Coletivo Nós promove a primeira audiência pública da Câmara Municipal de São Luís dentro de um Quilombo 

Compartilhar

O Mandato Coletivo Nós (PT) promoveu no dia 24 de agosto a primeira audiência pública da Câmara Municipal dentro de um território quilombola em São Luís. A audiência aconteceu no Quilombo Andirobal, que fica dentro do bairro do Cajueiro, e contou com a participação ativa dos moradores do Quilombo e dos bairros Rio dos Cachorros, Cajueiro e Porto Grande.

A Covereadora Raimunda Oliveira enfatizou a relevância desse acontecimento. “A comunidade do Quilombo Andirobal, que fica na região da Vila Maranhão, está localizada às margens da BR-135. De lá até a comunidade são mais de 7 km de distância. Então é de suma importância que este encontro ocorra em seu próprio território. Como se delineou aqui, a principal barreira enfrentada é a mobilidade. Pois como foi apresentado sobre os moradores aqui a principal dificuldade da comunidade é a locomoção. Por isso decidimos sair mais uma vez das paredes da Câmara Municipal e trazer a audiência até a comunidade e ouvir de perto todas as demandas e sair com os encaminhamentos necessários.”

Durante a audiência foi realizada uma escuta ativa dos moradores, que reiteraram suas principais reivindicações. Dentre elas a necessidade de melhorar a estrada de acesso ao Cajueiro e Andirobal, bem como de reforçar a linha de ônibus T019 – Cajueiro/Terminal Praia Grande, que atualmente opera com apenas quatro viagens diárias e necessita de um cobrador a bordo.

Também participaram da audiência representantes de órgãos e secretarias públicas. Fabíola Araújo, Ouvidora do Ministério Público-MA; Professor Fred Burnett, líder do Movimento em Defesa da Ilha; Flávio Foguinho, representante da Subprefeitura da Zona Rural; Kelly Araújo, Secretária Adjunta da Promoção do IDH – SEDIHPOP; Dr. Albert Lages Mendes, Promotor Distrital da Zona Rural; e Eduardo Nascimento e Paulo Andrade, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Texto: Liana Mendes