O Coletivo Nós (PT), com o apoio das entidades parceiras Gumê, Asafzor, Viva Cidadania e Instituto Vovô Maciel, realizou, nos meses de junho e julho, a 4ª edição do Arraial Ilha Junina em Movimento. O evento foi levado aos bairros Matinha – Maracanã, Vila São Luís, Alto da Esperança, Cidade Operária, Sacavém e Vila Luizão.
A covereadora Flávia Almeida expressou sua alegria em poder promover a cultura nas comunidades. “É uma felicidade enorme, enquanto covereadora, trazer o Ilha Junina em Movimento para a comunidade onde cresci e resido até hoje, a Vila Luizão. Quando a gente fala sobre o Ilha Junina em Movimento é isso! É a gente movimentar a nossa Ilha, principalmente aqueles bairros que não são vistos pelo poder público, especialmente no acesso à cultura, que é um direito de todo cidadão, segundo a nossa constituição federal. Levar o Ilha Junina para os nossos bairros, periferias e Zona Rural também é garantir os direitos do nosso povo. Além disso, gera emprego e renda, movimentando a comunidade local.”
Na Vila Luizão, o evento ocorreu na Praça Mairlon Aguiar Pires (Praça da Vila Luizão), contando com apresentações de quadrilha, companhia de dança, cacuriá e muito boi de matraca.
O covereador Jhonatan Soares destacou a importância de levar a edição do evento para a praça do Viva da Cidade Operária: “Para nós é muito importante ocupar esse espaço com cultura, dança e várias atrações da nossa região. Não precisamos ir longe para trazer artistas, pois a nossa região já produz muita cultura de ótima qualidade, que apoiamos há algum tempo.”, afirma.
Durante os 6 dias de festa, diversas atrações passaram pelos palcos dos arraiais, com multidões nos bairros prestigiando a nossa cultura e movimento a economia e empreendimentos locais, com muita segurança e acessibilidade para todos participarem.