No último sábado, dia 27 de julho, a Associação de Agricultoras e Agricultores Familiares da Zona Rural de São Luís realizou a segunda edição do II Festival de Agricultura Familiar no bairro da Matinha, com o apoio do Mandato Coletivo Nós (PT). O evento reuniu produtores locais e contou com diversas atividades para a comunidade.
O presidente da Associação, Simplício Américo, destacou a importância do festival: “O festival é realizado com os próprios produtores da comunidade, onde nós podemos trazer e mostrar os nossos produtos e saber que esse produto que está chegando na mesa dos consumidores é natural, colhido na nossa própria horta.”
O festival apresentou uma variedade de atrações, incluindo vendas e exposições de produtos agrícolas, atendimentos de saúde e beleza, atividades recreativas e uma partida de futebol.
A covereadora Raimunda Oliveira também esteve presente e ressaltou a importância de apoiar iniciativas como esta. “O nosso apoio é um incentivo e valorização aos agricultores e agricultoras familiares, que tanto se dedicam ao longo de suas vidas para garantir um alimento de qualidade, vindo diretamente da produção da comunidade da Matinha”, ressaltou a covereadora.
O produtor rural, Ezequias Almeida comentou que o festival foi muito bem organizado pela Associação e pela comunidade com o apoio do Coletivo Nós. “A comunidade que já vem com um histórico dos nossos pais aqui na década de 80 e 90, quando a forma de sobreviver era através da horta, trabalhar com a terra. Então, é uma satisfação para a gente oferecer à comunidade, de um modo geral, esses produtos de excelente qualidade”, afirmou.
O encerramento do festival contou com shows de artistas locais e a apresentação da Junina Flor de Vinagreira, proporcionando um momento de cultura e lazer para os presentes.
Destaques do II Festival de Agricultura Familiar:
- Exposição e venda de produtos agrícolas
- Atendimentos de saúde e beleza
- Atividades recreativas
- Partida de futebol
- Shows de artistas locais
- Apresentação da junina Flor de Vinagreira