O Coletivo Nós (PT-MA), realizou, recentemente, um encontro dedicado à escuta e diálogo com mulheres da capital, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis. Este foi o primeiro de uma série de bate-papos organizados com o objetivo de ouvir as necessidades e anseios das mulheres da cidade e discutir as ações e leis implementadas pelo mandato ao longo dos últimos quatro anos.
Durante o evento, a covereadora Flávia Almeida destacou a importância de ouvir as mulheres. “São as nossas mulheres que sabem onde dói, que sabem como é resistir dentro de uma comunidade que não é assistida pelo poder público. Então, é por isso que precisamos ouvi-las, e é para isso que estamos aqui hoje”, afirma.
A covereadora Eunice Chê também ressaltou a relevância do encontro, destacando a satisfação do mandato em transformar as demandas das mulheres em propostas concretas. “É super importante que nós possamos debater políticas públicas para as nossas mulheres e ter a participação delas nestes momentos. Foi ouvindo as mulheres que, na pré-campanha de 2020, conseguimos transformar demandas em leis, como a Lei Nº 7.405/2023 sobre a entrega de absorventes nas escolas municipais e postos de saúde e a Lei 7.425/2023 que instituiu o Dia Municipal da Mulher Negra. A partir da experiência de cada uma, podemos construir novas proposições para os próximos quatro anos.”
Entre as principais demandas apresentadas pelas participantes estavam questões relacionadas à acessibilidade, à criação de políticas para mulheres em situação de rua e a implementação de mecanismos de segurança para mulheres no transporte público.
O Coletivo Nós continuará realizando encontros temáticos para discutir outras questões relevantes para a população, como direito à cidade, protagonismo da juventude e acesso à educação.