Na última sexta-feira (22), a professora e ativista Lourdinha Siqueira foi agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito ‘Mãe Andresa’. A cerimônia, promovida pelo Mandato Coletivo Nós (PT), aconteceu no plenário Simão Estácio da Silveira e celebrou a trajetória de uma mulher que dedica sua vida à educação e à luta pelos direitos humanos.
O covereador Jhonatan Soares destacou a relevância da homenagem, especialmente no contexto do Mês da Consciência Negra. “É um dia de muita alegria, de muita felicidade e carregado de simbolismo. Afinal, estamos realizando essa entrega dentro do mês da Consciência Negra, e a nossa mesa nesta sessão, com exceção do Coletivo Nós, foi composta por mulheres negras. A história da nossa homenageada fala por si só. Uma educadora incansável e militante pelos direitos humanos, ela é inspiração. Sua luta pela igualdade racial e social, sempre valorizando suas raízes quilombolas, fortalece a história das nossas gerações”, afirmou o parlamentar.
A professora Lourdinha Siqueira também expressou sua gratidão ao receber a medalha. “Eu primeiro agradeço de coração ao Coletivo Nós, pela gentileza de escolher o meu nome para esta honraria tão sublime que é a Medalha Mãe Andresa. E poder representar todas as mulheres negras, em especial as do grupo Mãe Andresa, e em nome de todas as mulheres negras maranhenses. Obrigada!”, declarou emocionada.
A solenidade contou ainda com outras homenagens que destacaram o impacto da atuação de Lourdinha Siqueira em prol da igualdade racial e da valorização das mulheres negras. A entrega da Medalha Mãe Andresa reforça a importância de reconhecer figuras que constroem, diariamente, uma sociedade mais justa e inclusiva.
Relacionadas