Lei nº 7.565/2024 – Ensino da História Antiga da Ilha de Upaon-Açu nas escolas municipais

RESUMO

A lei torna obrigatório o ensino da História Antiga da Ilha de Upaon-Açu nas escolas da rede municipal de ensino.

A proposta busca valorizar as raízes culturais da nossa cidade, promovendo o conhecimento sobre comunidades tradicionais como quebradeiras de coco, pescadores, quilombolas, caiçaras, grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, entre outros. Esses saberes serão trabalhados de forma transversal no currículo escolar, especialmente nas áreas de História, Geografia, Literatura, Biologia e Educação Artística.

A lei também integra ações de educação patrimonial e cumpre dispositivos da Lei nº 11.645/08 e do Estatuto da Igualdade Racial, fortalecendo o combate ao racismo, promovendo a inclusão e reconhecendo a contribuição dos povos indígenas e afro-brasileiros para a formação do Maranhão.

Ao garantir o ensino da nossa memória ancestral nas escolas, reafirmamos o compromisso com a valorização da diversidade cultural, da identidade local e com a construção de uma sociedade mais justa, antirracista e democrática.

Compartilhar

Conhecer a história do lugar que se vive, fortalece o sentimento de pertencimento e também desperta a vontade de proteger o nosso território.

Eni Ribeiro
Covereador(a)