Enilson Costa Ribeiro, conhecido como Eni Ribeiro, nasceu em dezembro de 1990, em São Luís, Maranhão. Aos 15 anos, foi identificado como um adolescente em situação de risco e vulnerabilidade, sendo convidado a participar do projeto CRER (Capacidade, Responsabilidade, Empoderamento e Realização). Esse projeto oferecia formação política e profissional, e foi através dele que Eni teve a oportunidade de conhecer o coletivo Protagonismo Juvenil em Rede, articulado pelas organizações da Rede Amiga da Criança.
Eni também atuou na Pastoral da Juventude, onde coordenou ações juvenis na área Itaqui-Bacanga e integrou a coordenação da Romaria dos Trabalhadores na mesma região.
De 2009 a 2011, Eni participou do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), representando o GT de Adolescentes e Jovens. Em 2009, iniciou sua atuação como Redutor de Danos no contexto de rua e trabalhou como Agente de Rua na pesquisa nacional “O Perfil dos Usuários de Crack nas 26 Capitais”. Além disso, foi eleito coordenador da Campanha Nacional ‘Criança Não é de Rua’, representando a região Nordeste, e foi convidado pelo CONANDA a integrar o GT de Construção das Diretrizes Nacionais para o Atendimento a Crianças em Situação de Rua.
Em 2015, a vida de Eni sofreu um impacto pessoal significativo quando seu irmão foi preso por tráfico de drogas e, posteriormente, assassinado dentro de casa por uma dívida relacionada às drogas. Esse evento intensificou sua militância, dando-lhe um tom mais pessoal.
Em 2017, Eni foi cofundador da Casa161, um espaço de cultura livre no centro histórico de São Luís, que permitiu a formação de mais de 10 bandas em um período de dois anos. Atualmente, como compositor, vocalista e do Itaqui-Sounds, Eni já foi produtor e locutor do programa “Bacanga é Resistência” na rádio comunitária Bacanga FM 106,3.