Nossa atuação na Câmara Municipal de São Luís tem feito a diferença e tem gerado bons frutos. Um exemplo disso é o Projeto Ilha em Movimento, implementado nos bairros da capital a partir de nosso destino de Emenda Parlamentar Impositiva.
Iniciado em agosto de 2021, o projeto foi pensado para levar às comunidades ações que promovam o desenvolvimento integral e a construção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens, por meio de vivências esportivas, culturais, artísticas, sociais e turísticas.
Inicialmente, o projeto foi executado apenas pela Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão (JPA), em cinco polos: Polo Sacavém/Coroadinho, Polo Itaqui-Bacanga, Polo Vila Luizão, Polo Cidade Operária/Cidade Olímpica e Polo Zona Rural com oficinas de Capoeira, Dança Popular, Ballet, Hip-hop, Teatro, Futebol, Futsal, Judô e Jiu-jitsu.
Em 2024 o projeto cresceu, e agora também é executado pelo Projeto Descobrindo o Saber (PEADS), e inserção também no Polo Madre Deus com oficinas de percussão. Além das oficinas, foram implantadas ações de segurança alimentar, com entrega mensal de cestas básicas, verdes e proteínas. Também foram realizadas ações de acompanhamento de saúde, onde os beneficiários recebem, uma vez por mês, atendimento com clínico geral, nutricionista, dentista, psicólogo e assistente social.
Hoje, mais de 800 famílias são beneficiadas pelas ações do projeto.
A coordenadora do projeto, Bianka Melo, destacou a importância dessa iniciativa. “Projetos sociais desempenham um papel fundamental nas comunidades. Eles transformam realidades, oferecendo oportunidades reais de desenvolvimento. Fortalecem famílias, crianças e adolescentes, proporcionando acesso ao lazer, cidadania, cultura e competências para a vida. O Projeto Ilha em Movimento é sinônimo de esperança, pois vai além de atividades complementares, oferecendo também segurança alimentar e acesso à saúde. Atingimos diretamente mais de 800 famílias, mantendo crianças e adolescentes em ambientes seguros e promovendo qualidade de vida.”
Conheça mais sobre a Fundação JPA: A Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão (JPA) é uma ONG que atua no trabalho social desde 2007, promovendo qualidade de vida para pessoas cuidadoras e restauradoras. Suas ações educativas e sustentáveis se concentram nas áreas de assistência, saúde, cultura e educação, com foco na macrorregião da Cidade Operária e áreas adjacentes, beneficiando mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, além de apoiar as comunidades mais vulneráveis.
Através da execução de seus projetos, a Fundação JPA fortalece os sonhos de todas as crianças, adolescentes e jovens, e trabalha para garantir que muitos desses desejos se tornem realidade.
Conheça um pouco sobre o Peads:
O PEADS é uma entidade filantrópica fundada em 1989 por membros da Comunidade Eclesial de Base, inspirada pelo lema da Campanha da Fraternidade de 1987 “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”. Idealizado pelo Professor João Batista Cardoso Botelho e pela Professora Maria do Socorro Botelho, ambos hoje professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e ex-vereadores de São Luís pelo PDT.
O PEADS sempre executou atividades como alfabetização, leitura, teatro, ballet, dança afro, música (instrumentos, coral), informática, oficinas de danças populares, esportes, além de iniciativas como o Programa de Educação Tutorial (PET).
Siga as redes sociais dos nossos parceiros
Instagram: @fundacaojpa @peads.educar
Facebook: Fundação Justiça e Paz se Abraçarão