O Coletivo Nós (PT) é o primeiro mandato coletivo da história legislativa do Maranhão, eleito para a Câmara Municipal de São Luís (2021-2024). O coletivo é composto por três mulheres e três homens, oriundos das comunidades da periferia e da Zona Rural de São Luís e da Pastoral da Juventude, unidos pela diversidade de gênero, raça, classe social e credo. Eles iniciaram sua trajetória em 2018, movidos pela inquietação de luta pela construção de uma sociedade mais justa para todos, sem distinções. . Eles começaram sua trajetória em 2018, movidos pela inquietação de lutar pela construção de uma sociedade mais justa para todos, sem distinções. O Coletivo Nós nasce engajado e inserido nas questões sociais, culturais, econômicas e políticas do povo ludovicense.
O Mandato Coletivo
O coletivo é representado na Câmara de São Luís por seis covereadores: Delmar Matias, Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida, Jhonatan Soares e Raimunda Oliveira. Juntos, ocupo uma única cadeira de vereador(a). Dentro do mandato, tudo é compartilhado e decidido em conjunto, ampliando a inclusão e a influência popular nos processos de decisão política. Não há hierarquia entre os covereadores, todos têm a mesma importância e recebem de forma equitativa.
O que nos move
Com base nas experiências vividas nas comunidades, igrejas e movimentos sociais, o Coletivo Nós tem consciência do seu papel como agente de transformação. Eles buscam garantir a representatividade das mulheres e homens da periferia, da população negra, dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e da juventude, nos diferentes espaços de decisão política, social, econômica e cultural. Além disso, o coletivo trabalha para incidir com políticas públicas que atendam às realidades dessas populações.
Acreditamos na organização e participação popular de forma coletiva, horizontal e compartilhada, pautada pela democracia, igualdade, justiça social e dignidade humana para todos os povos. Defendemos a emancipação e o empoderamento do povo, por meio do protagonismo na sua própria história e na atuação comunitária. Entendemos que apenas através da efetivação de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, trabalho, moradia, cultura e lazer, com princípios solidários, a população poderá alcançar o Bem-Viver.
Nosso Chão
O Coletivo Nós foi organizado a partir das áreas periféricas e da Zona Rural de São Luís e por meio da área de atuação de cada covereador inicialmente nos polos Cidade Operária/Cidade Olímpica, Sacavém/Coroadinho, Vila Luizão, Itaqui- Bacanga e Zona Rural, agora se estendeu também para o polo Madre Deus.