O mandato Coletivo Nós (PT), está apoiando as festividades de 100 anos do bairro Sacavém, organizadas por uma comissão de moradores do bairro. Segundo relatos de moradores escritos no livro “Memórias do Sacavém”, do autor Batista Botelho, o bairro teria começado a partir da fundação da CAEMA no ano de 1924. Esse foi um marco para o início da comunidade.
Em entrevista, a moradora da rua São José, Srª Luzenilde Silva, compartilhou sua alegria com as festividades: “O Sacavém é o bairro que escolhi para viver, moro aqui há 49 anos. Meus vizinhos são como amigos para mim. Estou muito feliz com toda a programação anunciada porque em todos esses anos, nunca houve algo assim. Agradeço ao co-vereador Delmar Matias por apoiar a associação para realizar essa grande festa. E quero aproveitar para agradecer ao mandato Coletivo Nós por não esquecerem de suas comunidades. Minha rua foi uma das beneficiadas desde que foram eleitos, com calçamento, reforma da escadaria e reaparelhamento da quadra, coisas que nunca tinham acontecido por aqui”, disse a moradora.
A data oficial do aniversário foi proposta pelo mandato através do projeto de lei Nº 156/2024, estabelecendo o dia 28 de julho como o aniversário do Sacavém, que atualmente está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís.
O covereador Delmar Matias ressaltou a importância do apoio à festa do centenário do bairro para valorizar ainda mais a comunidade. “No nosso mandato sempre tivemos muito forte a valorização das nossas comunidades. Por isso, quando recebemos a proposta dos moradores para participar do aniversário dos 100 anos, ficamos muito felizes e empolgados em poder contribuir com essa ação. Afinal, desde que assumimos o nosso mandato sempre olhamos pelos nossos polos.
Aqui no Sacavém não é diferente: reformamos a quadra e a escadaria, realizamos vários mutirões para melhorias nas ruas, fizemos diversos requerimentos solicitando para Prefeitura a melhoria na iluminação pública, inclusive com a instalação de LED, reformamos e aparelhamos a praça da rua São Luís, conseguimos reformar e reabrir o Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (PEADS), que atende mais de 200 crianças e adolescentes no contraturno escolar ofertando diversas oficinas, como judô, ballet, capoeira e bombeiro mirim, e tantas outras ações que continuamos executando no bairro.”
A comemoração contará com uma programação cultural e social extensa. Confira abaixo: