Coletivo Nós aprova solicitação para instalação de unidade do Viva/Procon na Cidade Operária

Compartilhar

Na sessão ordinária do dia 10 de fevereiro, o mandato Coletivo Nós (PT) aprovou a Indicação Nº 42/2025, que solicita ao Governo do Maranhão, por meio do Procon/Maranhão e da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), a instalação de uma unidade do Viva/Procon na macrorregião da Cidade Operária.

A proposta tem como objetivo levar serviços de proteção ao consumidor e políticas públicas para mais perto da população da Cidade Operária e áreas adjacentes, facilitando o acesso da comunidade a esses serviços essenciais.

O Covereador Jhonatan Soares destacou a importância da iniciativa para a região. “Essa é uma demanda que partiu diretamente da comunidade. Apesar de existirem unidades próximas, como as do Pátio Norte e do Terminal do São Cristóvão, nem todos têm condições de arcar com o custo de transporte para se deslocar até esses locais. Isso acaba limitando o acesso de quem mais precisa aos serviços do Procon. Por isso, esperamos que o governador Carlos Brandão atenda a essa solicitação o mais breve possível, assim como fez com a unidade do Viva/Procon no Anjo da Guarda, entregue recentemente”, afirmou.

A instalação de uma nova unidade do Viva/Procon representa um avanço significativo para a região, promovendo maior inclusão e garantindo que os moradores tenham acesso a serviços de mediação, orientação e defesa do consumidor, além de serviços como: Emissão do RG Nacional (CIN), certidões, CPF, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartão do SUS, marcação de atendimentos na Policlínica, tudo isso sem sair do seu próprio bairro.