Nos últimos quatro anos, o Coletivo Nós tem desempenhado um papel fundamental na educação de São Luís, promovendo avanços significativos e reafirmando seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento educacional. A partir de uma gestão participativa e atenta às demandas da comunidade, o Coletivo impulsionou projetos e políticas externas para a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação. Entre as conquistas mais expressivas, estão:
Capacitação Profissional: Mais de 500 pessoas das periferias e da Zona Rural foram capacitadas por cursos profissionalizantes, em parceria com a SEDUC e o IEMA, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Cursinho Coletivo: O pré-vestibular gratuito já atendeu mais de 800 alunos e já contabiliza mais de 60 aprovações em programas como SISU e PROUNI, oferecendo acesso à educação superior.
Valorização dos Professores: Em parceria com o Sindeducação, o Coletivo garantiu melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos professores, além da convocação de 70 docentes concursados e pagamento do 14º salário.
Melhorias na Infraestrutura Escolar: O Coletivo garantiu a manutenção dos aparelhos de climatização da UEB Rubem Almeida, no Coroadinho, melhorando o ambiente escolar.
Incentivo à Leitura e à Cultura: O Coletivo sugeriu a indicação de girotecas, espaços que combinem bibliotecas e estações de informática, incentivando a leitura e o acesso à cultura nas escolas.
Propostas para o Próximo Mandato
Com base nas discussões realizadas durante os Bate-Papos sobre Nós – uma série de encontros com a população para debater prioridades para o próximo mandato –, o Coletivo definiu novas metas que irão ampliar o impacto de suas ações na educação de São Luís.
“É nossa meta de mandato, junto a prefeitura, trabalhar para: construção de mais creches e mais escolas de ensino fundamental em tempo integral; ampliação da oferta de vagas; valorização dos professores, dos estudantes com deficiência, da educação comunitária, profissionalizante e do EJA.” Disse o covereador Delmar Matias
Confira as principais solicitações da população para os próximos quatro anos:
- Ampliar o acesso a cursos profissionalizantes nas periferias e na Zona Rural, capacitando ainda mais jovens e adultos para o mercado de trabalho.
- Criação de creches de tempo integral nos bairros Camboa, Vila Luizão e Anjo da Guarda, atendendo à demanda de famílias que precisam de suporte para a educação infantil em período integral.
- Programas de reforço escolar voltados para crianças e adolescentes, buscando reduzir a defasagem educacional e melhorar o desempenho acadêmico.
- Criação de Escolas de Tempo Integral nos bairros Vila Luizão e Cidade Operária, oferecendo uma educação mais completa e com atividades complementares no contraturno escolar.
- Melhoria da infraestrutura física e tecnológica das escolas municipais, com investimentos em reformas, acessibilidade e modernização das salas de aula.
- Criação de uma escola de educação especial na Cidade Operária, atendendo às necessidades de alunos com deficiência e promovendo a inclusão de todos no ambiente escolar.
- Expansão do ensino fundamental com a construção de novas escolas, especialmente em áreas que carecem de vagas suficientes para atender a população.
- Fortalecimento da assistência alimentar nas escolas, garantindo a qualidade e regularidade da merenda escolar, essencial para o desenvolvimento dos alunos.
- Criação de uma escola de ensino médio na Vila Collier, além da proposta de instalação de um Instituto IEMA ou IFMA na Cidade Olímpica, ampliando as oportunidades de formação técnica e profissional na região.
- Políticas de acesso ao ensino superior para mulheres trans e travestis, garantindo inclusão e igualdade de oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
- Garantia de permanência de meninas e mulheres no ambiente escolar , com foco em programas que abordem a dignidade menstrual, educação sexual e prevenção à violência de gênero, garantindo que a escola seja um espaço seguro e acolhedor.
O Covereador e Secretário Adjunto de Educação Integral do Maranhão, Delmar Matias destacou a importância do Coletivo Nós em continuar priorizando a Educação em São Luís: “Para o nosso mandato, a Educação sempre foi uma prioridade. Nesses quase quatro anos, pautamos essa questão por meio de requisitos, periodicidade, audiências públicas e também ocupando espaços estratégicos, como a Presidência da Comissão de Educação, além de representarmos a Câmara Municipal no Conselho Municipal de Educação (CME).
Isso demonstra o quanto estamos comprometidos em contribuir para o avanço da educação municipal, bem como para ampliar o acesso às políticas educacionais que garantam mais oportunidades profissionais e até mesmo o acesso à universidade. Seguiremos assim pelos próximos quatro anos, se Deus e o povo de São Luís assim o permitir.” Concluiu Delmar com confiança.
Essas propostas reafirmam o compromisso do Coletivo Nós em transformar a educação de São Luís, promovendo a inclusão, a valorização dos profissionais e a criação de novas oportunidades para todos os cidadãos. O objetivo é continuar avançando na construção de uma cidade mais justa, onde a educação seja uma ferramenta de transformação social.
Caic do bairro Cidade Operária será um IEMA
Outras notícias sobre o tema: