Coletivo Nós Avança com Propostas para a Educação de São Luís

Compartilhar

Nos últimos quatro anos, o Coletivo Nós tem desempenhado um papel fundamental na educação de São Luís, promovendo avanços significativos e reafirmando seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento educacional. A partir de uma gestão participativa e atenta às demandas da comunidade, o Coletivo impulsionou projetos e políticas externas para a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação. Entre as conquistas mais expressivas, estão:

Capacitação Profissional: Mais de 500 pessoas das periferias e da Zona Rural foram capacitadas por cursos profissionalizantes, em parceria com a SEDUC e o IEMA, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Cursinho Coletivo: O pré-vestibular gratuito já atendeu mais de 800 alunos e já contabiliza mais de 60 aprovações em programas como SISU e PROUNI, oferecendo acesso à educação superior.

Valorização dos Professores: Em parceria com o Sindeducação, o Coletivo garantiu melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos professores, além da convocação de 70 docentes concursados ​​e pagamento do 14º salário.

Melhorias na Infraestrutura Escolar: O Coletivo garantiu a manutenção dos aparelhos de climatização da UEB Rubem Almeida, no Coroadinho, melhorando o ambiente escolar. 

Incentivo à Leitura e à Cultura: O Coletivo sugeriu a indicação de girotecas, espaços que combinem bibliotecas e estações de informática, incentivando a leitura e o acesso à cultura nas escolas.

Propostas para o Próximo Mandato

Com base nas discussões realizadas durante os Bate-Papos sobre Nós – uma série de encontros com a população para debater prioridades para o próximo mandato –, o Coletivo definiu novas metas que irão ampliar o impacto de suas ações na educação de São Luís.

“É nossa meta de mandato, junto a prefeitura, trabalhar para: construção de mais creches e mais escolas de ensino fundamental em tempo integral; ampliação da oferta de vagas; valorização dos professores, dos estudantes com deficiência, da educação comunitária, profissionalizante e do EJA.” Disse o covereador Delmar Matias

Confira as principais solicitações da população para os próximos quatro anos:

  1. Ampliar o acesso a cursos profissionalizantes nas periferias e na Zona Rural, capacitando ainda mais jovens e adultos para o mercado de trabalho.
  2. Criação de creches de tempo integral nos bairros Camboa, Vila Luizão e Anjo da Guarda, atendendo à demanda de famílias que precisam de suporte para a educação infantil em período integral.
  3. Programas de reforço escolar voltados para crianças e adolescentes, buscando reduzir a defasagem educacional e melhorar o desempenho acadêmico.
  4. Criação de Escolas de Tempo Integral nos bairros Vila Luizão e Cidade Operária, oferecendo uma educação mais completa e com atividades complementares no contraturno escolar.
  5. Melhoria da infraestrutura física e tecnológica das escolas municipais, com investimentos em reformas, acessibilidade e modernização das salas de aula.
  6. Criação de uma escola de educação especial na Cidade Operária, atendendo às necessidades de alunos com deficiência e promovendo a inclusão de todos no ambiente escolar.
  7. Expansão do ensino fundamental com a construção de novas escolas, especialmente em áreas que carecem de vagas suficientes para atender a população.
  8. Fortalecimento da assistência alimentar nas escolas, garantindo a qualidade e regularidade da merenda escolar, essencial para o desenvolvimento dos alunos.
  9. Criação de uma escola de ensino médio na Vila Collier, além da proposta de instalação de um Instituto IEMA ou IFMA na Cidade Olímpica, ampliando as oportunidades de formação técnica e profissional na região.
  10. Políticas de acesso ao ensino superior para mulheres trans e travestis, garantindo inclusão e igualdade de oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
  11. Garantia de permanência de meninas e mulheres no ambiente escolar , com foco em programas que abordem a dignidade menstrual, educação sexual e prevenção à violência de gênero, garantindo que a escola seja um espaço seguro e acolhedor.

O Covereador e Secretário Adjunto de Educação Integral do Maranhão, Delmar Matias  destacou a importância do Coletivo Nós em continuar priorizando a Educação em São Luís: “Para o nosso mandato, a Educação sempre foi uma prioridade. Nesses quase quatro anos, pautamos essa questão por meio de requisitos, periodicidade, audiências públicas e também ocupando espaços estratégicos, como a Presidência da Comissão de Educação, além de representarmos a Câmara Municipal no Conselho Municipal de Educação (CME). 

Isso demonstra o quanto estamos comprometidos em contribuir para o avanço da educação municipal, bem como para ampliar o acesso às políticas educacionais que garantam mais oportunidades profissionais e até mesmo o acesso à universidade. Seguiremos assim pelos próximos quatro anos, se Deus e o povo de São Luís assim o permitir.” Concluiu Delmar com confiança.

Essas propostas reafirmam o compromisso do Coletivo Nós em transformar a educação de São Luís, promovendo a inclusão, a valorização dos profissionais e a criação de novas oportunidades para todos os cidadãos. O objetivo é continuar avançando na construção de uma cidade mais justa, onde a educação seja uma ferramenta de transformação social.

Caic do bairro Cidade Operária será um IEMA

Outras notícias sobre o tema: