O mandato do Coletivo Nós (PT) realizou, na última quinta-feira (20), a Sessão Solene em homenagem aos 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Com o tema “Raízes no Povo. Olhos no Futuro”, o evento celebrou a trajetória do PT e seu papel na luta por direitos e democracia em São Luís.
O covereador Delmar Matias compartilhou como o PT transformou sua vida. “O meu projeto de vida, que hoje é ensinado nas nossas escolas públicas, me foi apresentado pela Pastoral da Juventude, nossa escola de formação. Isso só foi possível graças ao PT. Quando jovem, vim do interior do estado para estudar em uma escola federal, uma política fortalecida pelo Governo Lula. A educação faz a diferença na vida das pessoas, e esse é o partido que celebramos: o partido que dá oportunidade ao nosso povo de ter uma vida melhor.”
A sessão foi presidida pelo covereador Jhonatan Soares, com a participação da covereadora Eunice Chê como segunda e terceira secretária. Também compuseram a mesa a covereadora Flávia Almeida, o presidente do PT no Maranhão, Francimar Mello, e o vice-governador do estado, Felipe Camarão.
O vice-governador Felipe Camarão reforçou a relevância do PT no estado e no município. “Quando falo do mandato do Coletivo Nós, falo com muito orgulho! Foram quase 10 mil votos em São Luís. Não é apenas a maior votação de um mandato do PT na capital, mas a maior do Nordeste para vereadores. O Coletivo Nós é o rosto, a fotografia, o retrato de São Luís, do Maranhão e do Brasil. Representam o anseio e a esperança de um partido que lutou contra a ditadura. Somos o maior partido de esquerda da América Latina, mas, acima de tudo, somos o partido de todos os brasileiros e brasileiras”.
Durante a solenidade, além de reafirmar nosso compromisso com essa trajetória de luta, também foram homenageados referências estaduais e ex-vereadores que fazem parte dessa construção coletiva: Aldionor Salgado e Joan (In Memoriam), além de Kléber Gomes, Ademar Danilo, Helena Heluy, Haroldo Saboia, Honorato Fernandes, Osvaldo Muller, Creuzamar de Pinho e o próprio Coletivo Nós.
Osvaldo Muller, ex-vereador e um dos homenageados, destacou a importância de ampliar a representação do PT na Câmara. “Agradeço, primeiro, ao Coletivo Nós pelo convite e homenagem. São Luís precisa ter consciência de que o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras precisa de mais representantes nesta Casa. Vemos a diferença que o Coletivo Nós já faz, mas é preciso mais apoio aqui dentro.”
A Sessão Solene marcou não apenas uma celebração, mas também um chamado para fortalecer a presença do PT na Câmara Municipal, reforçando seu compromisso com a educação, a justiça social e a democracia.