O Cursinho Coletivo, um dos projetos do mandato Coletivo Nós (PT), teve a sua primeira edição em 2023, visando garantir acesso à educação de qualidade para jovens e adultos da periferia e da Zona Rural de São Luís. Neste ano, o projeto comemora a aprovação dos mais de 75 alunos em 30 diferentes cursos, distribuídos em 13 instituições de ensino públicas, através do SiSu e PAES, e em instituições privadas através do ProUni.
Um histórico de sucesso e impacto social
No ano passado (2024), foram oito turmas distribuídas nos polos Cidade Operária/Cidade Olímpica, Sacavém/Coroadinho, Vila Luizão, Itaqui-Bacanga e Zona Rural, que beneficiaram aproximadamente 500 jovens e adultos na capital. Um projeto que oferece mais oportunidade, por meio de educação de qualidade, promovendo mais inclusão e igualdade de condição no acesso ao ensino superior.
Um dos destaques do Cursinho Coletivo em 2024 foi João Victor, morador da Vila Janaína, pessoa com transtorno de espectro autista e ex-aluno do projeto. Ele foi aprovado em duas instituições: na UFMA, para o curso de Artes Visuais, e na UEMA, para o curso de Geografia. João Victor compartilhou sua experiência: “Tanto os professores, quanto meus colegas de turma e a equipe do Cursinho me ajudaram muito, me acolheram, me ensinaram tudo que eu precisava. E foi uma sensação ótima saber que passei no ENEM, porque na primeira vez eu não tinha conseguido.”
Dona Osmarina, mãe de João Victor, ressaltou a importância do projeto para o filho:
“Ele só estava estudando em casa e não tinha conseguido alcançar uma nota boa no Enem para passar no Sisu. Eu já tinha ouvido falar do Cursinho Coletivo, e quando iniciaram as inscrições, nós o matriculamos. Foi uma decisão que mudou tudo.” Ela ainda deixou uma mensagem para outras mães:
“Mães de filhos atípicos, incentivem seus filhos a estudarem. A educação é o caminho para um futuro melhor.”
Orgulho para o mandato e a comunidade
O covereador Delmar Matias destacou a importância do Cursinho Coletivo como uma das principais realizações do mandato: “Ter mais de 70 alunos aprovados nas nossas turmas é motivo de orgulho para o nosso mandato e para as comunidades de onde eles são. Afinal, é o nosso povo, nossos jovens e adultos, tendo acesso à educação de qualidade, para poder competir de igual para igual por uma vaga na universidade.”
Segundo Delmar, o projeto irá continuar em 2025, e o mandato disponibilizará mais informações em breve.
Saiba mais sobre o Cursinho Coletivo: