Coletivo Nós inicia 2025 com ações legislativas e comunitárias em São Luís

Compartilhar

O mandato do Coletivo Nós (PT), reeleito para o quadriênio (2025-2028), com quase 10 mil votos, retomou suas atividades de 2025 com uma intensa agenda de diálogos, articulações políticas e entregas à comunidade. O mandato já demonstra um ritmo acelerado de trabalho, tanto no âmbito legislativo quanto nas ações diretas com a população de São Luís.

Janeiro: planejamento, articulação política e fortalecimento partidário

Uma das primeiras ações do mandato, foi reunir sua equipe técnica para planejar o ano de 2025 a partir das solicitações que saíram nos bate-papos com as comunidades no período da campanha em 2024. Além disso, reuniu-se com a Secretária Nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, para uma conversa produtiva sobre os desafios e prioridades da juventude no Brasil, no Maranhão e em São Luís. O mandato também foi recebido pelo Governador Carlos Brandão, juntamente com os demais vereadores de São Luís, para alinhar projetos e ações voltadas para a capital, reforçando a parceria entre o mandato e o governo estadual.

Equipe Técnica do mandato Coletivo Nós.

E, pensando em fortalecer o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Maranhão, o Coletivo Nós, aderiu à Corrente Nacional Brasil (CNB), ligada ao Presidente Lula, fortalecendo sua atuação no cenário político nacional, e ao lado do Deputado Federal Rubens Jr., também lançou a corrente “Construindo um novo PT no Maranhão”.

Lançamento da CNPT

Fevereiro: atividades legislativas e entregas à comunidade
No mês de fevereiro, o Coletivo Nós, retomou as atividades legislativas na Câmara Municipal de São Luís, confira algumas delas:

  • Dialogou com manifestantes do Movimento do Passe Livre, para ouvir suas reivindicações. 
  • Participou da articulação para a aprovação do reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino. 
  • Acompanhou de perto a Greve dos Rodoviários e votou a favor do projeto que previa a garantia do pagamento do transporte por aplicativo durante o período da greve e a permissão do início de uma nova licitação para o sistema de transporte público da capital.
  • Votou pela derrubada do veto no Projeto de Lei n.º 045/2024, que institui a Política Municipal de Gestão de Recursos Oriundos da Compensação Financeira pela Exploração da Mineração.
  • Levantou questões urgentes na tribuna, como a demora no repasse de incentivos para as escolas de samba e blocos carnavalescos.
Início dos trabalhos legislativos

O mandato participou das comemorações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, realizadas na FETAEMA, onde integrou a mesa “Desafios do Maranhão e o modo petista de governar e legislar”. E promoveu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Luís para celebrar a data. O evento contou com a presença de diversas lideranças do PT, incluindo o vice-governador Felipe Camarão, reforçando a união e a força do partido no estado. E não poderia deixar de comemorar a aprovação de mais de 60 alunos do Cursinho Coletivo em 13 instituições diferentes, entre os programas SiSu e ProUni. 

Sessão Solene pelos 45 anos do PT

Entregas e ações comunitárias
O mandato comemorou importantes entregas do Governo do Maranhão para as comunidades. Entre elas, a inauguração da unidade do Viva/Procon no Polo Itaqui-Bacanga, fruto de uma indicação do mandato ao Governo do Estado. Outras obras entregues foram a urbanização dos cais e rampas de embarque e desembarque do Quebra Pote, além da revitalização completa de duas escolas: o Centro de Ensino Cidade Operária I e a quadra poliesportiva Francisco de Assis, bem como o Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral, no Polo Cidade Operária/Cidade Olímpica.

E reuniu-se com a Secretária Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAPA), Alessandra Pontes, para discutir intervenções emergenciais na Feira do Anjo da Guarda, enquanto a reforma completa não é iniciada.

Reunião com a SEMAPA

Outro encontro importante foi com a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, para tratar de questões críticas, como a falta de vagas nas escolas, o pagamento dos precatórios do FUNDEF, a carência de professores e outras demandas que impactam diretamente a qualidade da educação em São Luís.

Reunião com a SEMED

Compromisso com a população
O Coletivo Nós, encerra seus dois primeiros meses de 2025 reafirmando seu compromisso com a população de São Luís, combinando ações legislativas, articulação política e entregas concretas à comunidade. E segue firme em sua missão de representar os interesses da cidade e lutar por melhorias que impactem positivamente a vida de todos os cidadãos.