Um grupo de ex-estudantes do Cursinho Coletivo, que transformou suas vidas através da educação, embarcou em uma caravana para o Rio Grande do Norte acompanhados da covereadora Flávia Almeida. O motivo? Receberam um convite do Ministério da Educação, para participar do lançamento de dois programas federais que prometem revolucionar o acesso ao ensino. O Partiu IF, um programa de recuperação da aprendizagem e preparação para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelos institutos federais, e para o ensino superior, o Programa de Cursinhos Populares (CPOP).
A covereadora Flávia Almeida, falou sobre a importância do convite do Ministério da Educação feito para o mandato. “Nós ficamos honrados com o convite do Ministério da Educação para participar desse momento histórico para a educação pública. Participar desse lançamento significa o reconhecimento do nosso compromisso com as nossas periferias, com a Zona Rural. E sem dúvidas que a educação é prioridade no governo do nosso Presidente”.
O CPOP irá apoiar 108 cursinhos existentes e todos os alunos irão receber uma bolsa no mesmo valor do Programa Pé-de-Meia. O investimento inicial do programa será de R$ 24,8 milhões.
“São duas ações importantes que falam de equidade e inclusão e vão transformar nosso país.” Ministro Camilo Santana.
Amanda Priscila, ex-estudante do Cursinho Coletivo e agora estudante de Licenciatura em Teatro na UFMA, compartilhou sua experiência: “O cursinho mudou minha vida. E saber que mais jovens terão essa oportunidade com o CPOP é emocionante.”
Renato Serejo, coordenador do Cursinho Coletivo, celebrou os resultados: “Estamos felizes por levar educação para a nossa periferia e Zona Rural de São Luís. Programas como esses mostram que a educação é, de fato, a chave para transformar o Brasil.”
Cursinhos populares são uma opção acessível para milhares de jovens e adultos no Brasil e essa viagem reforça a luta do mandato por mais acesso à educação pública e gratuita para a juventude.