O Coletivo Nós segue promovendo diálogos com a população de São Luís. Em sua mais recente série de encontros, intitulados “Bate-Papos sobre Nós“, o mandato ouviu atentamente as demandas dos moradores com foco nas questões da cidade e das mulheres. A partir dessas conversas, foram desenvolvidas 13 diretrizes que irão nortear as ações do Coletivo pelos próximos quatro anos em busca do bem-viver das comunidades.
1. Água e saneamento em todas as comunidades.
Priorizamos melhorias no saneamento básico e ampliação do abastecimento de água nas periferias e na Zona Rural.
2. Educação pública de qualidade: da creche ao EJA.
Junto à prefeitura, lutaremos por mais creches e escolas de ensino fundamental em tempo integral, além de aumentar a oferta de vagas e valorizar professores, estudantes com deficiência, e a educação comunitária, profissionalizante e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
3. Saúde básica fortalecida.
Garantir atendimento de saúde a todos os ludovicenses, ampliando a saúde básica nas comunidades, reduzindo filas de espera e priorizando crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
4. Cultura, esporte e lazer nas periferias e na Zona Rural.
Vamos expandir o Projeto Ilha em Movimento, que hoje atua em 12 bairros de São Luís, oferecendo mais oportunidades para crianças, adolescentes e jovens, além de continuar incentivando artistas locais e apoiando o esporte, da base ao profissional.
5. Tarifa Zero no transporte público.
Garantir mobilidade acessível para todos, através da Tarifa Zero, Projeto de Lei de nossa autoria, transformando São Luís em uma cidade mais inteligente e inclusiva.
6. Casa, trabalho e renda para todos.
Priorizar mais investimentos em habitação, criar empregos e gerar renda, além de implementar a Política Municipal de Economia Solidária.
7. Proteção aos direitos da infância e juventude.
Nosso compromisso é priorizar crianças, adolescentes e jovens nas políticas públicas e no orçamento, garantindo seus direitos na cidade.
8. Lutar pelos direitos das mulheres.
Nós vamos continuar trabalhando para que as políticas públicas alcancem meninas e mulheres ludovicenses: em casa, nas ruas, nas escolas, na saúde, com trabalho, qualidade de vida, e longe de toda forma de violência.
9. Assistência Social, Equidade Racial, Diversidade e Inclusão para todes.
Vamos reconstruir a Política de Assistência Social em São Luís e lutar para efetivar políticas públicas de cuidado e respeito para a população negra, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e idosos.
10. Mais segurança nas comunidades.
Vamos lutar para aumentar a segurança na Zona Rural e nas periferias, garantindo que a prefeitura assuma sua responsabilidade nesta pauta, através de uma fiscalização mais intensa junto aos órgãos de segurança pública.
11. Valorização da Zona Rural.
Lutar pela valorização da Zona Rural de São Luís, com incentivos, capacitação de práticas sustentáveis e mais investimento à agricultura familiar.
12. Combate à insegurança alimentar.
Combater a fome por meio de políticas públicas, investimentos em restaurantes populares, reformas em feiras e mercados, e programas de acompanhamento nutricional nas escolas e postos de saúde.
13. Meio ambiente e Lei de Zoneamento
Criar mecanismos eficientes de preservação e proteção do meio ambiente e combater a poluição, acompanhando de perto os trâmites da Lei de Zoneamento, garantindo uma melhor qualidade de vida e o bem-viver nas periferias e Zona Rural de São Luís.
Essas propostas refletem o compromisso do Coletivo com uma São Luís mais justa e inclusiva.
O covereador Jhonatan Soares salientou a importância das propostas. “A participação popular é a base do nosso mandato. Foi assim que surgiram os seis nomes que compõem o Coletivo. Ouvir a população para definirmos nossas diretrizes e propostas, assim como fizemos na campanha de 2020, segue sendo prioridade. A partir dessas escutas, por exemplo, nasceu a ideia do Cursinho Coletivo, que conseguimos tirar do papel e hoje centenas de pessoas da periferia e Zona Rural, têm acesso a um pré-vestibular gratuito”. Agora temos novos desafios pela frente com as novas 13 propostas.
Outras notícias sobre o assunto: