O Coletivo Nós realizou no dia 20.04 o seu primeiro Painel sobre Economia Solidária. O momento foi pensado a partir da PL 178/2021, que visa a criação da Política Municipal de Economia Solidária no município de São Luís. O encontro aconteceu no Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (CRESOL).
Durante o painel a Comissão da Economia Solidária, na pessoa da Virgínia Andrade, apresentou o relatório das as atividades que vêm sendo realizadas para a construção da economia solidária do município. E os próximos passos que serão dados, como, por exemplo, a realização da audiência pública na Câmara de São Luís.
Virgínia citou que “queremos a longo prazo criar centros de referências municipais da economia em todo Estado, e a ideia é iniciar por São Luís”. E aproveitou para agradecer o Coletivo Nós, na pessoa da covereadora Eunice Chê, por sempre insistir nesta pauta e ser uma motivadora do movimento da economia solidária em São Luís.
O painel foi um momento aberto, para que as representantes de cada entidade pudessem sugerir encaminhamentos para a melhoria da construção da política de economia solidária em São Luís.
A covereadora Eunice Chê explicou a ausência das demais autoridades do poder público no evento e o motivo dele ter acontecido fora do Plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara de São Luís.
“Optamos por este momento apenas com os empreendimentos, entidades de apoio e com as pessoas que estão construindo o PL. Porque entendemos que este é um momento de construção da Política Municipal de Economia Solidária e que nós precisamos estar empoderados e empoderadas, precisamos dominar esse PL para a audiência pública, a qual teremos outras autoridades presentes. E se este momento fosse dentro da Câmara, teríamos que seguir os ritos da Casa e só teria direito à fala quem estivesse na composição da mesa, e não era isso que queríamos”.
O covereador Eni Ribeiro encerrou o momento agradecendo a presença de cada um e reforçou que “ninguém constrói nada sozinho, por isso esse momento saiu de dentro da Câmara Municipal , para que a gente pudesse ouvi-los e ouvi-las.”
Sobre a publicação do PL 178/2021
Atualmente a lei já foi aprovada em redação final, mas como vários PLs da Câmara Municipal de São Luís, ela está aguardando o número para publicação. Segundo o Secretário de Governo Emílio Murad o problema com as numerações será resolvido até o final do mês de abril.
Texto: Liana Mendes