O Maranhão emergiu como um dos principais estados com número de novas filiações no Partido dos Trabalhadores (PT) em 2025, ocupando a sexta posição no ranking nacional. Segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional de Organização do PT, o estado registrou mais de 21 mil novos filiados, contribuindo para o total de quase 3 milhões de filiados em todo o país. Esse crescimento é atribuído, também, à nova corrente criada no Estado,“Construindo um Novo PT“, liderada pelo Coletivo Nós, mandato coletivo de vereadores de São Luís, e pelo Deputado Federal Rubens Pereira Jr.
Renovação e Reconexão com as Bases
O movimento “Construindo um Novo PT” tem como principal proposta a renovação interna do partido, com foco em se reconectar com as bases populares e abordar os problemas cotidianos dos maranhenses. “Lançamos uma nova tendência estadual, reunindo filiados e militantes que compartilham de uma visão comum para transformar o PT em um partido ainda mais forte no Maranhão e no Brasil“, afirmou Rubens Pereira Jr. em recente entrevista.
Com o aumento das filiações, o PT se fortalece para as eleições de 2026. No Maranhão, o partido espera reconquistar espaços perdidos e ampliar sua representação nas instâncias Estaduais e Federais.
O covereador Delmar Matias, falou sobre a importância desse crescimento.
“Quando iniciamos esta nova corrente dentro do PT-MA, o que queríamos trazer, além de esperança, é aproximar o nosso partido das pessoas, de todas as regiões, seja na capital ou no interior do estado. Afinal, o trabalho do PT é e sempre será guiado pelas demandas da população mais vulnerável”.
Covereador Delmar Matias, falando em evento.
O movimento “Construindo um Novo PT” segue ganhando força e mostrando que a renovação interna pode ser o caminho para o partido se manter relevante no cenário político brasileiro.
Cenário Nacional
Além do Maranhão, outros estados também registraram números expressivos de filiações. O Rio de Janeiro lidera o ranking, com 82.832 novos filiados, seguido por Ceará (39.373), Bahia (26.429), Pernambuco (26.082), Pará (25.562) e São Paulo (22.229). Esses dados mostram que o PT continua sendo uma força política relevante em várias regiões do país.