Compartilhar

Os covereadores do Coletivo Nós realizaram, no dia 13 de abril, o Painel Nós com Elas, no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís. O evento marcou o encerramento das atividades do Mês da Mulher realizado pelo mandato em seus polos de atuação. 

O painel iniciou com uma apresentação musical feita pela cantora maranhense Emanuelle Paz e foi presidido pela covereadora Raimunda Oliveira, a covereadora Flávia Almeida esteve como primeira secretária, a segunda secretaria foi responsabilidade da covereadora Eunice Chê. Também compuseram a mesa: 

  • Coordenadora de delegacias da mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; 
  • Tenente Coronela Cassia, Comandante da Patrulha Maria da Penha da Grande Ilha; 
  • Diretora Técnica da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Bianca Santos; 
  • Presidente do SINDEDUCAÇÃO, Sheila Bordalo; 
  • Presidente da FUNAC, Sorimar Saboia;
  • Coordenadora do Coletivo de Mulheres Por Elas Empoderadas, Maria de Jesus; 
  • Ouvidora do Hospital da Mulher, Débora Costa; 
  • Representante do Coletivo Menina Cidadã, Júlia Nabat

A covereadora Raimunda Oliveira, convidou as jovens Valéria dos Anjos e Bianka Melo para falarem na tribuna um pouco do que foi vivenciado nas rodas de conversa. Dando prosseguimento, o covereador Jonathan Soares também fez o uso da tribuna para ler os 22 encaminhamentos que saíram das rodas de conversas e explicou que as demandas serão encaminhadas para as entidades competentes e serão acompanhadas pela equipe técnica do Coletivo até que sejam solucionadas.

“São muitas questões que estão postas, após apenas cinco rodas de conversas a luta é constante, nós não podemos desistir nem parar. Se as mulheres dos anos 20, 60, 70 não tivessem lutado, nós estaríamos bem pior. Hoje as lutas delas servem de exemplo para que a gente continue. Precisamos acreditar que é possível alcançar os nossos direitos”. Fala da covereadora Raimunda Oliveira sobre as solicitações que surgiram. 

A covereadora Flávia Almeida na sua fala ressaltou a importância de momentos como esse serem realizados perto das comunidades onde estão nossas mulheres. “É mais fácil nós chegarmos lá do que essas mulheres conseguirem sair do Tindiba (bairro da Zona Rural de São Luís) por exemplo, sair das suas casas, dos seus afazeres e filhos, pegarem dois ou mais ônibus para estarem aqui na Câmara para participarem desses momentos”.

A representante da Marcha das Mulheres, Márcia Maria, falou um pouco sobre a importância de um painel sobre mulheres e para mulheres acontecer em um espaço legislativo, que é normalmente dominado por homens.

“Nós estamos muito felizes de sermos convidadas para participar desse painel, pois é super importante termos um espaço onde podemos falar sobre as nossas dores, conquistas e política para as mulheres, pois também estamos aqui para denunciar e dizer o quanto é importante que nós mulheres ocupemos este espaço.”

Saiba mais sobre o “Nós com Elas”

Uma atividade idealizada para discutir políticas públicas para as mulheres, as rodas de conversas aconteceram durante o mês de março nos bairros Itaqui-Bacanga, Sacavém, Cidade Operária, Vila Luizão e Zona Rural. Cada roda possui uma mediadora mulher referência de atuação na política pública para mulheres. Nomes como Susan Lucena, Amanda Costa, Bianca Santos, Silvia Leite e Elivânia Estrela fizeram parte desse momento proposto pelo Coletivo Nós. 


Assista como foi o nosso painel

Texto: Liana Mendes

Fotos: Daydson Soares