Coletivo Nós denuncia as condições de acesso ao Quilombo do Andirobal na Capital

Compartilhar

O mandato do Coletivo Nós (PT) recebeu denúncias dos moradores do Quilombo Andirobal sobre as condições de precarização da estrada que dá acesso às suas casas dos moradores da região. Segundo o atual presidente da Associação de Moradores do Andirobal, Nataniel Barreto, a Estrada do Cajueiro, que dá acesso ao quilombo, foi construída há mais de 30 anos.

“Entra prefeito, sai prefeito e ela continua da mesma forma, extremamente precária. Tem ônibus coletivo que não consegue subir a ladeira e essa é a única via de acesso para as nossas casas. O trajeto e a espera são longos, afinal são muitos buracos e lama, principalmente no inverno”, afirma.

A vereadora Raimunda Oliveira falou sobre a atuação do mandato Coletivo Nós, na busca para tentar resolver o problema que a comunidade enfrenta. “No ano passado, o mandato Coletivo Nós realizou uma Audiência Pública no Quilombo Andirobal, que contou com a presença de várias autoridades; porém nenhum representante da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) compareceu. Um dos encaminhamentos da audiência pedia que nos reuníssemos com a secretaria. Assim foi feito, e a SEMOSP se comprometeu em garantir a melhoria da estrada.  Já estamos em abril de 2024 e, até agora, nada foi feito”.

A moradora Eunice da Silva reclama das dificuldades para chegar até a sua casa. “É uma luta muito grande para sairmos de casa e chegarmos até o Centro de São Luís. O transporte só passa de duas em duas horas. Se a gente perde, precisamos andar 6 km a pé até a BR, no trecho da Vila Maranhão. Isso é um desrespeito com a nossa comunidade”.

O mandato do Coletivo Nós, junto com uma Comissão de Moradores do Andirobal e da Estrada do Cajueiro, aguarda uma resposta da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Confira o estado da estrada

Texto: Liana Mendes

Pular para o conteúdo