13 Diretrizes

Durante a Campanha Eleitoral, o Coletivo Nós realizou um ciclo de conversas em vários bairros da capital maranhense, escutando os moradores das comunidades, a galera da periferia e dos movimentos sociais, para que construíssemos coletivamente as prioridades do Mandato e o Bem-Viver em São Luís. Confira o resultado:

1 – Plano diretor, acesso à Água e Saneamento Básico:

Garantir abastecimento de água de forma regular nas residências, com destaque para a área rural e periferia da capital onde o acesso é ruim; e pela garantia da participação e respeito das decisões da população no Plano Diretor de São Luís.

2 – Saúde:

Pelo fortalecimento da atenção básica de saúde nas comunidades, e por programas de educação e prevenção sobre gravidez na adolescência, uso de drogas e suicídio, além de acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais para a população.

3 – Educação:

Por construção de mais creches, pré-escolas, espaços lúdicos e escolas em tempo integral na rede municipal; e pela valorização dos professores, com concursos, salário justo e formação continuada.

4 – Renda e Trabalho:

Por projeto de lei que realize formações e dê oportunidade de renda e acesso ao crédito para empreendimentos e comércio local nas periferias e zona rural, para mulheres e população negra; e por uma Lei municipal e secretaria municipal de Economia Solidária.

5 – Criança e Adolescente:

Por políticas fortes e efetivas de prevenção da entrada de adolescentes e jovens na violência urbana; e pela promoção de espaços de formação política e do protagonismo juvenil.

6 – Juventude:

Pela promoção de espaços que agreguem acesso à cultura, esporte, profissionalização, inovação, tecnologia e lazer, prioritariamente nas áreas de maior incidência de violência contra a juventude, evasão escolar e encarceramento de jovens.

7 – Mulher:

Por uma cidade que proporcione um transporte público seguro às mulheres; e por uma política que funcione de combate aos ciclos de violência contra as mulheres.

8 – Equidade Racial e Direito à Cidade:

Pela garantia do acesso ao transporte público de qualidade nas periferias, com ampliação do horário de circulação.

9 – Cultura, Esporte e Lazer:

Pela elaboração de um projeto de Lei de Incentivo Municipal, de valorização dos artistas locais, focada em iniciativas culturais oriundas das periferias e comunidades rurais de São Luís; e pelo incentivo à construção/reforma dos espaços públicos de esporte e lazer, sobretudo nos bairros com maiores índices de violência.

10 – Comunidades Rurais:

Pelo fortalecimento da agricultura familiar, por meio de qualificação em programas/projetos de incentivo nas escolas da zona rural; e pela promoção de programas de incentivo à capacitação e empregabilidade da juventude da zona rural.

11 – Diversidade (LGBTQIA+, Pessoa com Deficiência e Idoso):

Pela promoção da qualidade de vida, emancipação e construção de espaços públicos de acolhida (temporária e de longa permanência) para a população LGBTQIA+; e por uma capacitação dos profissionais de educação que promova a diversidade e reduza a exclusão e o preconceito.

12 – Segurança Pública:

Por um projeto de lei que defina a criação de uma segurança comunitária nos bairros e funcione como uma rede de apoio as comunidades.

13 – Prevenção às drogas e Política de Desencarceramento:

Por um projeto de lei que inclua a política de Redução de Danos dentro do Orçamento Público Municipal.

Compartilhar
Pular para o conteúdo