Após solicitação do Coletivo Nós através do requerimento 1140/2022, foi realizada na última segunda-feira (29), na Câmara Municipal de São Luís a sessão solene em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação). Essa homenagem se dá por todo histórico de luta que o sindicato sempre teve e tem por toda sua categoria em nossa capital.
A mesa da solenidade foi presidida pelo nosso covereador Jonathan Soares, como primeiro secretário tivemos o covereador Enilson Ribeiro, na segunda secretaria a nossa covereadora Raimunda Oliveira e também fizeram parte da mesa o Dr. Lindon Jhonson Gonçalves de Sousa Promotor da Segunda Promotoria de Educação da Comarca de São Luís, a Srª Maria Joseilda Presidenta do Conselho Municipal de Educação, a professora Regina Sheila Bordalo Martins atual Presidenta do Sindeducação e a Lucia Barbosa Presidenta do Sindicato dos Funcionários Servidores Municipais.
Durante a solenidade o nosso covereador Eni Ribeiro utilizou a tribuna para falar um pouco sobre o compromisso do Coletivo Nós com a educação, relembrou inclusive que dentro das 13 diretrizes que constituem o mandato coletivo, uma delas é a educação.
“A história do Sindeducação não é só história de luta política, é também uma história de luta social, de luta pela valorização do professor e professora que no geral é a única política pública que ainda chega na ponta”.
A presidenta do Sindeducação Sheila Bordalo também falou na tribuna sobre esta comemoração.
“Precisamos entender que a história do Sindeducação, veio da política de associação e depois do sindicalismo e que hoje ele está nos trilhos, pois é um sindicato combativo, que se articula com diversas organizações, políticas, sindicais e organizações da sociedade. Afinal, só conseguimos defender os direitos dos trabalhadores, crianças, jovens e adolescentes da nossa cidade com enfrentamento. Por isso é preciso ter luta e esperança!”
A sessão foi encerrada com a música “Anjo da Guarda” de Leci Brandão, uma homenagem para todos os sindicalistas presentes na sessão.
“Propomos esse reconhecimento ao Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís, por entendermos que a sua atuação é fundamental na nossa cidade, diante das inúmeras lutas e conquistas da categoria dos professores e professoras todos esses anos.”, declarou a covereadora Raimunda Oliveira.
História do Sindeducação:
Antes denominado Associação dos Profissionais do Magistério do Ensino Público do Município de São Luís (APMEP), o sindicato foi criado em 29 de agosto de 2003, a partir da Associação dos Professores do Ensino Médio Municipal (APEMM), fundada em 15 de agosto de 1972. Esta associação emergiu no contexto em que várias entidades associativas incorporaram o caráter recreativo e assistencial de forma escamoteada, para fugir do controle e das imposições da legislação sindical do regime militar. O caráter assistencial foi predominante por várias décadas em que a realização da festa dos professores, a assistência odontológica e a assessoria jurídica se constituíram nas principais atividades voltadas para a categoria.
Com o fim do regime ditatorial e a promulgação da Constituição de 1988, a Associação dos Profissionais do Magistério do Ensino Público do Município de São Luís (APMEP), poderia tornar-se um sindicato, mas não havia interesse dos dirigentes da época. Além disso, a existência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) consistia em um entrave, pois a entidade representava a base dos professores municipais em todo o território do Maranhão. O estatuto de sindicato somente foi conseguido em meio às lutas da greve de professores municipais em 2002, com protagonismo dos professores “bolsistas” que compeliu a associação a enfrentar o Sinproesemma na justiça pela representação sindical da base municipal de São Luís.